Saturday, July 02, 2005

Não podendo ter deixado de reparar na polémica gerada por um post por mim escrito, penso dever clarificar a minha posição relativamente à tourada. Eu sou um acérrimo defensor da tourada e penso até que se devia legalizar a tourada de morte. Ou será que alguém pensa que quando a tourada acaba se vão fazer curativos ao touro?
Vou estruturar a minha explicitação em três argumentos.
Em primeiro lugar, gostaria de salientar a importância das manifestações culturais nacionais, num mundo globalizado. Portugal é um país priviligeado por gozar destas particularidades e tradições e é salientando-as e apoiando-as que evitamos a nossa americanização.
Outro aspecto, é o que se relaciona com a provável extinção dos touros. Estas animais são criados com o objectivo de fazerem parte de um espectáculo. Aqueles que tanto se preocupam com a defesa dos direitos dos animais, deveriam pensar que se não fosse a tourada, esta raça de animais já estaria provavelmente extinta.
Por último, penso ser importante mencionar o facto de esta ser uma actividade economicamente rentável. Esta actividade gera empregos quer directa quer indirectamente. Isto é, não só aqueles que trabalham directamente no próprio espectáculo, mas também aqueles que trabalham nas actividades que a rodeiam (herdades, ganadarias, matadouros, etc). Além disto, ao contrário do que acontece, por exemplo com o futebol, os agentes ligados a esta actividade, ao que se sabe, têm os seus impostos em dia.
E assim acontece...

3 comments:

Anonymous said...

Eu ate gosto de touros! No ano passado, quando fui ao Algarve com os meus tios da Suiça, fomos ao Zoo Marine de Albufeira, em Lagos, e nao vi nenhum! O importante e escovar bem os dentes antes de ir para a cama! Os meus, claro! Nao os do touro...

Anonymous said...

tres palavras pa descrever o teu texto visto k fost tu k o escrevest: so podia ser

Saca said...

Sim sem dúvida acho mm k é o k Portugal precisa, dar ao mundo a imagem k ficamos parados no passado onde para divertimento, daquilo k considero ser uma minoria, se sacrificam animais fazendo-os sofrer até k alguem lhes "traga" paz.. Quanto ao argumento da extinção n passa de mera expeculação dado k felizmente a mentalidade de algumas pessoas evoluiu ao ponto de garantir aos animais certos direitos e há nesta altura medidas para evitar a extinção de qualquer animal.. Dizer k há matadouros e herdades k são rentáveis graças á tourada parece-me um pouco exagerado mas como sobre isso n tenho dados lanço apenas a minha dúvida!
Imagem bonita n é francisco??
http://www.animal.org.pt/bo/conteudos/index.php?noticia_id=25