Sunday, August 16, 2009

Aqui há uns tempos um amigo meu, numa tarde de Verão, num café novo, ensinou-me bastantes conceitos novos. Partilho agora o conhecimento que eu entendo dever ser universal:

CANTENÁRIA - Fios eléctricos por cima da ferrovia

PANTÓGRAFO - Liga a cantenária à automotora

BOGIS - Rodas em que assenta o comboio

SUBESTAÇÃO DE TRACÇÃO

LIGAÇÃO SCOTT

EXCITATRIZ

p.s. Já não me lembro exactamente do que era a excitatriz, a subestação de tracção e a ligação Scott mas esses belos nomes estão sempre comigo ao adormecer. Gosto de pensar neles.

2 comments:

Saca said...

daniel a catenária, e não cantenária, é qualquer cabo ou corda que estando suspensa fica apenas sujeita à acção da gravidade. De facto é o que acontece com os fios eléctricos por cima da ferrovia, mas também noutros casos.
Quando quiseres saber cenas de engenharia, não fales com o electricista :P

Gui said...

Saca, o nome técnico da linha que electrifica os comboios é, de facto, catenária. E deve-se ao facto dos cabos de suporte terem a forma que se assemelha a uma catenária.